sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Novo Órgão de Tubos

A Paróquia de S. Martinho de Dume tinha (e tem, mas devidamente guardado)  um órgão de tubos construido em 1891,  por Joaquim Claro que, apesar de ter tocado algumas vezes na década de 70, precisava de uma grande reparação. Entretanto também a Igreja precisava de obras urgentes e de ser aumentada. Na década de oitenta, mais precisamente em Julho de 1988, iniciaram-se as obras e, para que o órgão não sofresse com os trabalhos, foi desmontado e guardado em local adequado.
Decorridos quatro  anos, em Julho,  a “nova” Igreja foi inaugurada e sagrado o altar-mor. Para ajudar o canto adquiriu-se um órgão electrónico que ficou junto do altar. Um ano depois a Comissão de Obras decidiu pensar na reconstrução do órgão de tubos tendo deslocado para o coro as peças guardadas noutro local desde o início das obras. Mas, em Maio de 1994, surgiria o infortúnio: um incêndio haveria de consumir todo o altar mor e de transformar as paredes e toda a Igreja num triste “pano” preto. O calor foi de tal modo intenso que derreteu  todos os tubos  com maior percentagem de chumbo, que estavam acondicionados no chão do coro, à espera de verba para proceder à reparação do órgão. Viram-se as lágrimas a correr pelo rosto de muitas pessoas, tantos foram os sacrifícios nas obras de restauro da Igreja, há pouco inauguradas.
A Comissão de Obras aceitou, novamente, o desafio da reconstrução e, um ano depois, tínhamos a Igreja  renovada. O órgão de tubos ficou tão danificado que, agora, seria muito difícil conseguir mais de cinquenta mil euros para voltar a funcionar. Foi passando o tempo mas nunca esqueceu o “velhinho” órgão. Aliás, foi ponto de honra para a Comissão de Obras não deixar cair a ideia de o pôr a funcionar ou de colocar ali outro.  
E chegou o dia…  quase vinte  anos depois. O restauro do órgão centenário, quer da parte do organeiro quer do entalhador e pintor, tornava-se  incomportável. Surgiu, então, a ideia de algo que se enquadrasse naquele mesmo espaço. Depois de muito procurar fomos encontrar na Alemanha um que se enquadrava no espaço existente embora de traça e tecnologia moderna. Construido em 1977 na fábrica Oberlinger,  tem dois teclados e pedaleira. Tem 5 registos no primeiro teclado, seis no segundo com acoplamento, e um de dezasseis pés na pedaleira. Além disso tem persianas em vidro, accionadas por um pedal, que permite reduzir o volume a metade, para além de evitar a entrada de pó no interior do órgão.
O Mestre organeiro António Simões já o montou e afinou.Vamos começar a “apresentá-lo” ao público que, acreditamos, vai ser generoso na participação no investimento realizado. Assim, ainda em Outubro teremos a semana cultural da Paróquia que culmina com a festa do Padroeiro, S. Martinho de Dume, no dia 22; em Novembro teremos solenidades promovidas pelas confrarias, a grande festa de Cristo Rei e o aniversário da ACR de Dume;  em Dezembro, as festas Natalícias.
A Comissão de Obras está de parabéns.
Os eventos irão ser anunciados atempadamente

Sem comentários:

Enviar um comentário