quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GRUPO FOLCLÓRICO



O Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativo de Dume surge com a formação da Associação em 1983. É descendente da antiga Rusga de São Martinho que desde os anos 30 participava nas Festas Sanjoaninas da cidade de Braga.
A sua acção tem-se desenvolvido por todo o país, participando em diversos eventos culturais onde se destaca a sua participação nas festas do Fogo do Rio Reno e das comunidades europeias aquando da sua deslocação à ex-R.F.A..
Foi percursor, em 1985, do Festival Folclore “VALE DO CÁVADO”.
Em Julho de 2005, juntamente com o Grupo Coral, representou no Parque das Nações em Lisboa, o Distrito de Braga na final nacional do Concurso Etnográfico Henrique Rabaço, comemorativo dos 75 anos do INATEL.
Organiza todos os anos o Festival de Folclore de Dume.
Tem como projecto fundamental a preservação, a recolha e a divulgação do folclore do Vale do Cávado, usos, trajes, costumes e tradições da sua Freguesia.
As danças são características do baixo Minho, tais como: Viras, Malhões, Polcas, Chulas. O Grupo usa como Trajes Domingueiros: Vale do Cávado ou Capotilha, Senhora Rica ou de Encosta, de Ribeira ou Lavradeira e de Vald’Este com a variante de Sequeira e traje masculino. Possui também uma vasta variedade de Trajes de Trabalho.
A sua Tocata ou Ronda é composta por concertina, violão, viola braguesa, cavaquinhos, ferrinhos, reco‑reco, bombo.
O Grupo é habitualmente composto por cerca de 40 elementos e tem como Director Artístico José Manuel Macedo. Os ensaios decorrem às terças-feira pelas 21horas 30 minutos no Centro Paroquial de Dume.







Sem comentários:

Enviar um comentário